educação
Encontro técnico da AMEG reúne educadores de 20 municípios
Em debate, os desafios da liderança nas escolas e a valorização de experiências pedagógicas bem-sucedidas.
Publicado em 18/06/2025 às 08:24
Secretários municipais e profissionais da área educacional participaram, nesta terça-feira, 17, da Câmara Técnica de Educação promovida pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), em parceria com as Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de São Sebastião do Paraíso e de Passos. O encontro teve como objetivo capacitar gestores e educadores, promovendo debates sobre os desafios da liderança nas escolas e a valorização de experiências pedagógicas bem-sucedidas.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da AMEG e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, que destacou as dificuldades enfrentadas por quem atua na área educacional, sobretudo no que diz respeito à gestão escolar. Em seu discurso, o prefeito propôs a criação de um prêmio regional, por meio da AMEG, para reconhecer e valorizar as boas práticas educacionais nos municípios. “As pessoas que trabalham com educação são, muitas vezes, mais criticadas do que elogiadas. Precisamos reconhecer e estimular quem faz a diferença nas escolas”, afirmou.
Também participaram da cerimônia de abertura a superintendente regional de ensino de São Sebastião do Paraíso, Maisa Barreto, e o superintendente regional de Passos, Inácio Ferreira. Ambos ressaltaram a importância dos encontros promovidos pela AMEG, destacando que esses espaços de formação são essenciais para fortalecer a rede pública de ensino e oferecer suporte técnico aos educadores da região.
O encontro reuniu representantes de 20 municípios, entre eles Alpinópolis, Arceburgo, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União e São Tomás de Aquino. O evento contou com palestras de especialistas reconhecidas nacionalmente, que abordaram temas ligados à inteligência emocional, à liderança e às práticas pedagógicas inovadoras.
A psicóloga Maria Tereza de Oliveira Ramos falou sobre como lidar com os desafios da liderança escolar por meio da inteligência emocional, com a palestra “GPS Emocional – como navegar nos desafios da liderança”. Já a pedagoga e arte-educadora Célia Maria do Nascimento Tavares discutiu a importância da formação de cidadãos emocionalmente inteligentes no ambiente escolar, trazendo reflexões sobre a educação socioemocional. Encerrando a programação, a secretária de Educação de Capitólio, Silvana Teixeira Gazott Simões, compartilhou experiências e iniciativas de sucesso desenvolvidas em redes públicas, reforçando o valor das boas práticas pedagógicas.
O evento reafirmou o compromisso das superintendências regionais e da AMEG com o desenvolvimento da educação pública, promovendo formação continuada, integração entre os municípios e reconhecimento ao trabalho dos profissionais que se dedicam diariamente à transformação social por meio da escola.
Fonte: Ascom (editado)
Notícias relacionadas
Sicredi das Culturas RS/MG: Programa Escola de Negócios abre oportunidades para estudantes
18/06/2026 às 05:10
Empreendedoras mineiras já podem se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
14/06/2026 às 23:55
Cemig abre inscrições para mais uma etapa do Programa de Aprendizagem Industrial
01/06/2026 às 18:17
Escola Padre Luiz Moreno conquista pódio no JEMG após anos fora da competição
26/05/2026 às 04:42
Semana do MEI leva 55 capacitações gratuitas para empreendedores do Sudoeste de Minas
25/05/2026 às 23:19
Sebrae Minas promove capacitação para mães atípicas empreendedoras
13/05/2026 às 04:41