Portal da Cidade Nova Resende

CULTURA

Preservando o patrimônio: Prefeitura de Nova Resende revitaliza pracinhas

Mais de R$ 170 mil foram investidos através de recursos do ICMS de patrimônio cultural

Publicado em 28/05/2021 às 06:32
Atualizado em

(Foto: Arquivo/Prefeitura de Nova Resende)

A cidade de Nova Resende está realizando diversas ações importantes de embelezamento e valorização do patrimônio cultural do município.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, foram investidos mais de R$ 170 mil na revitalização da Praça Margarida Olívia Bachião, a Praça José Barbosa de Oliveira Júnior e a Praça Santos Reis, reformadas através de recursos do ICMS de patrimônio cultural.

@citacao!

PALAVRA DO ESPECIALISTA

De acordo com o arquiteto da prefeitura, Reginaldo Ribeiro, a Praça Margarida Olívia Bachião, popularmente conhecida como Praça Nossa Senhora Aparecida, foi toda reformulada. Não havia um traçado definido, um bom paisagismo e o mobiliário estava danificado. O novo traçado buscou valorizar a igrejinha Nossa Senhora Aparecida, colocando-a como um elemento central na área. Em relação ao paisagismo, as árvores que estavam próximo à Rua José Ribeiro de Castro foram preservadas. As novas espécies inseridas são todas de pequeno porte de modo a valorizar o desenho da praça e a Igreja Nossa Senhora aparecida. O mobiliário foi todo trocado: foram inseridos novos bancos em madeira, novas lixeiras e um parquinho para as crianças. A iluminação também foi toda refeita: foram inseridos novos postes, com luminárias com lâmpadas de LED e também foram colocadas luminárias de chão para realçar o traçado da praça. Por fim, novos pontos de irrigação foram criados nos canteiros e novos ralos foram colocados para auxiliar no escoamento das águas pluviais.

A Praça José Barbosa de Oliveira Júnior, mais conhecida como Praça do Joaquim Amorim funciona como um grande canteiro central. Além de dividir o fluxo de veículos, tem-se ali uma área verde e de lazer. No entanto, havia a necessidade de reformular o paisagismo da área e de trocar o mobiliário existente. Desse modo, identificou-se que seria viável preservar apenas as antigas Palmeiras Imperiais e substituir as demais espécies por plantas menores. Além disso, foram colocadas luminárias de chão para valorizar o novo paisagismo. No mobiliário foram colocados novos bancos em madeira e no canteiro central foi criado um parquinho infantil.

Já as obras na Praça Santos Reis foram basicamente, de manutenção: as calçadas foram refeitas e pintadas, os bancos em concreto foram substituídos por bancos de madeira. Além disso, novos brinquedos para as crianças foram instalados. Verificamos que as árvores existentes deveriam ser mantidas e que havia a necessidade, apenas, de inserir novas espécies de pequeno porte de modo a valorizar o traçado existente.


Fonte:

Deixe seu comentário