Portal da Cidade Nova Resende

EDUCAÇÃO & CULTURA

Juruaia promove primeira edição da "Noite Mineira de Museus e Bibliotecas"

A história “O Pequeno Príncipe Preto” foi interpretada pelo artista local Wémerson Funck & Cia. Conheça!

Publicado em 11/06/2022 às 11:05
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A noite de quinta-feira (09), foi repleta de alegria na Biblioteca Municipal Dr. Moysés Faria, com a contação de histórias promovida pela Secretaria de Educação e Departamento de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG) e o apoio da Prefeitura de Juruaia.

A história “O Pequeno Príncipe Preto” foi interpretada pelo artista local Wémerson Funck & Cia, que conta a trajetória de um menino que vive em um minúsculo planeta. Além dele, existe apenas uma árvore Baobá, sua única companheira. Quando chegam as ventanias, o menino viaja por diferentes planetas, espalhando o amor e a empatia. O texto é originalmente uma peça infantil que já rodou o país inteiro.

“A ação é um convite para que bibliotecas públicas e comunitárias, museus públicos e privados do Estado de Minas Gerais ampliem o horário de funcionamento uma vez ao mês, oferecendo ao público no período noturno a oportunidade de participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores/as, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, realização de empréstimo de livros, dentre outras atrações”, reforçou a Secretária de Educação, Beatriz Piza.

SOBRE O ARTISTA

O artista Wémerson Funck Damasceno, 24 anos, é ator e coreógrafo. Iniciou na área artística aos meus 18 anos, quando fez parte desde então de um grupo de Teatro da cidade de Guaxupé conhecido como Grupo Dona Rosa, onde fez vários cursos e oficinas teatrais, e junto com esse grupo apresentou diversas peças.

Wémerson Funck, ator e coreógrafo

Moro em Juruaia

desde os meus 9 anos de idade, porém exerço meus trabalhos como ator, artista, coreógrafo, não apenas na minha cidade como também nas cidades vizinhas, como Guaxupé e Guaranésia. Faço parte da Associação Tramas e Dramas de Guaxupé, e do Centro Cultural Dona Rosa também de Guaxupé, com esses grupos eu também apresentei vários trabalhos vinculados ao meio teatral, dança e circense, no mesmo espaço/casa cultural (CCDR), fiz parte de projetos como: Projeto traminhas e Projeto Sarx. No momento, sou integrante de dois grupos, A Associação Tramas e Dramas de Guaxupé, e o Grupo Máscaras de Guaranésia".

Wémerson Funck, ator e coreógrafo

Durante esses seis anos no meio artístico, Wémerson recebeu certificado de duas oficinas, uma em contação de história e outra em palhaçaria, na Cidade Conselheiro Lafaiete durante o festival FACE, e outra on-line com a contadora/mentora, atriz e diretora Morgana Rosa, do Rio Grande do Sul. Seu meu primeiro certificado como Ator, foi em uma oficina dada pelo dramaturgo, ator, diretor e de fato um grande artista que admiro muito, Juliano Canal também do Rio Grande do Sul, juntamente com Morgana Rosa.

“Fiz muitas oficinas de corpo e voz (Expressão Corporal), enquanto estava cursando Teatro no Grupo Dona Rosa, com o ator, diretor e contador de histórias Pedro Caetano Simões, e claro que não parei por aqui, eu acredito que conhecimento nunca é de mais, assim fiz curso de interpretação de texto on-line com o Ator Zé Wendel, do Rio de Janeiro, e pretendo continuar estudando, um artista tem sempre algo para aprender. Adquiri também meus certificados como Ator, não fiz faculdade de artes cênicas, mas sou formado pela vida, carrego comigo uma bagagem linda de muitos trabalhos e aprendizados, com minhas vivências na área artística, tive diretores que me passaram muitos de seus conhecimentos, e com eles eu venho aprendendo e procurando sempre fazer jus aos meus certificados de Ator. Aprendi muito também com outros artistas, alguns que dividi os palcos e outros que assisti trabalhando. Agora eu estou com um grupo meu mesmo que se chama Ponto.ContaConto. Eu criei esse grupo apenas para os meus trabalhos de contação de historia. Neste grupo eu tenho o personagem Ponto que é o contador de historias, estivemos presentes com o espetáculo 'O Pequeno Príncipe Preto', na última quimta-feira, na Biblioteca Municipal de Juruaia", contou o artista.


Fonte:

Deixe seu comentário