Portal da Cidade Nova Resende

RECOMENDAÇÕES

Vai ter festa junina? Vai sim “Sinhô”!

A Cemig alerta: é preciso cuidado em relação à rede elétrica.

Publicado em 15/06/2022 às 13:24
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Com a volta dos “arraiás juninos”, após dois anos de proibição por causa da Covid 19, população deve ter máxima atenção para que acidentes não acabem com a diversão 

Com a liberação por parte das autoridades públicas, após um período de dois anos de pandemia, para a realização de uma das festividades mais populares do Brasil, os “arraiás juninos”, a Cemig alerta sobre os cuidados a serem tomados na instalação de todos os tipos de enfeites e ornamentos, além de outras práticas típicas desses eventos, para se evitar acidentes de natureza elétrica.

Essa tradicional festa folclórica comumente é a que mais deixa as ruas ornamentadas. Assim, com a chegada de junho, muitas pessoas já estão se preparando para instalar as tradicionais decorações que fazem parte dessa época, seja nas ruas, escolas ou residências.

Porém, é importante ter atenção na hora dessas instalações. João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, orienta que todos os enfeites devem ser bem afixados em locais apropriados, de forma que, em caso de tempestade ou ventania, não venham a tocar ou cair sobre os fios da rede elétrica.

"Em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia e jamais podem ser afixados nos postes ou padrões, pois, além de colocarem em risco os instaladores, dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico, em caso de necessidade. Outra recomendação importante: as linhas de sustentação das bandeirinhas devem ser feitas de barbante ou linha de pesca, mas nunca de arame, fio metálico ou linha chilena. A utilização desses materiais traz risco iminente de acidentes", ressalta o gerente da Cemig.

Fogueiras, fogos e balões

Além dos enfeites aéreos, muitas pessoas fazem fogueiras, típicas dessas festividades, principalmente nas cidades mais frias, onde a prática é utilizada não só para deixar a festa mais bonita, mas também como forma de aquecer a quem estiver próximo. João José Magalhães Soares alerta sobre os riscos que essa prática pode causar à rede elétrica. “Fogo não combina com eletricidade e nem com mato seco. Portanto, recomenda-se que as fogueiras não fiquem embaixo de redes elétricas ou linhas de transmissão e também fiquem longe da vegetação. Até porque estamos no início do período seco, e o risco de queimadas é muito grande”, orienta o especialista em segurança da companhia.

Ainda segundo ele, os fogos de artifício são potencialmente perigosos se forem projetados contra as redes elétricas. “O ideal é soltá-los em locais descampados, e devem sempre ser manuseados por um adulto”, alerta.

Além disso, João José lembra que os famosos balões, apesar de não serem típicos em Minas Gerais, são potencialmente causadores de acidentes com a rede elétrica, podendo causar falta de energia e colocando e risco edificações, florestas, distribuidoras de combustíveis e fábricas.

Ligações provisórias

Festas em praças e ruas necessitam de energia elétrica para alimentar barracas, sistemas de iluminação e som. Dessa forma, os organizadores devem solicitar com antecedência mínima de 48 horas uma ligação provisória junto à Cemig. Não é permitido fazer ligações clandestinas (gatos), que além de ser crime, podem causar acidentes graves. Tampouco é recomendada a conexão com a rede particular de um imóvel regularmente ligado pela Cemig, pois a carga extra pode gerar uma sobrecorrente e causar incêndios e outros acidentes também.

As barracas devem ter suas instalações elétricas protegidas por um disjuntor e o serviço deve ser sempre feito por um eletricista profissional. A fiação deve ser disposta de forma que fique protegida, para não haver o risco de energização acidental da estrutura das barracas, o que ocasionaria risco iminente às pessoas, podendo resultar em acidentes graves e até fatalidades. Vale lembrar que se o disjuntor desarmar, três coisas podem estar acontecendo:

  • o disjuntor está com defeito;
  • a instalação está com defeito;
  • a soma das cargas excede o valor máximo de corrente para a fiação e para o disjuntor.

Acidentes

A empresa orienta que, em caso de ocorrência com a rede elétrica externa, basta ligar imediatamente para a Cemig no telefone 116, acionar a companhia pelo WhatsApp (3506-1160) ou buscar "Cemig" no Telegram. 

Recomendações gerais:

  • Para a instalação das bandeirinhas em ruas e praças, respeite a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica. O ideal é manter uma distância bem maior.
  • Não instale as bandeirinhas e demais enfeites utilizando os postes e pontaletes de padrões da Cemig como forma de fixação.
  • Não utilize arame, fio metálico ou mesmo linha chilena para afixar bandeirinhas e demais enfeites.
  • Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.
  • Não solte balões. Eles podem provocar incêndios, queimadas e danos aos equipamentos e estruturas do sistema elétrico. Soltar balão é crime.
  • Não solte fogos de artifício próximos das redes elétricas. A prática somente deve ser feita por adultos.
  • Não faça ligações clandestinas (gatos). Se for necessário utilizar energia elétrica, solicite junto à Cemig uma ligação provisória.
  • A instalação elétrica das barracas deve ser feita por eletricista profissional, dispostas de forma protegida contra esforços mecânicos e protegidas por disjuntor termomagnético.
  • Não se aproxime de fios partidos caídos ao solo ou dependurados nos postes de energia. Impeça que outras pessoas se aproximem e avise imediatamente a Cemig por meio do telefone 116.

Fonte:

Deixe seu comentário