Portal da Cidade Nova Resende

OPORTUNIDADE

Uaitec oferta cursos de tecnologia e inovação para alunos do ensino médio

Capacitação gratuita busca qualificar mão de obra mineira no mercado de trabalho

Publicado em 28/04/2021 às 07:28

(Foto: Portal SEDE)

A Uaitec, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), que tem o objetivo de promover a inclusão digital e social por meio da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional, disponibilizou capacitação on-line de cursos na temática de tecnologia da informação, comunicação, negócios e gestão. Das 39 mil vagas ofertadas em parceria com empresas privadas, 23 mil já foram preenchidas. As inscrições continuam abertas por meio do portal www.uaitec.mg.gov.br.

A oferta das vagas de cursos on-line pela Uaitec é uma estratégia do Governo para suprir a demanda de mão de obra qualificada. Com o mercado de trabalho cada vez mais inovador, a Sede está firmando parcerias com grandes empresas e institutos na área da educação para oferecer oportunidades de aprendizagem em áreas específicas.

Conforme dados do portal de empregos Adzuna (adzuna.com.br), existem 31.583 vagas abertas em Minas Gerais com salário médio de R$2.113,00. E a nível Brasil, existem 8.672 vagas para trabalho remoto (home office). Todas as oportunidades são para a área de tecnologia e inovação.

Mão de obra qualificada

“Minas Gerais é considerado um estado de potencial atrativo para instalação de empresas. Um dos compromissos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é alavancar o número de empresas instaladas no território mineiro. Mas, para isto, temos que nos preocupar com a oferta de mão de obra qualificada para o setor”, explica o Secretário da Sede, Fernando Passalio.

Passalio afirma que os cursos devem ser considerados uma oportunidade para quem está buscando o primeiro emprego, recolocação ou até mesmo para aqueles que querem se arriscar em uma nova profissão.

Parceria com a Digital Innovation One

Para os cursos disponibilizados em parceria com a empresa Digital Innovation One, a Uaitec está ofertando bolsas integrais para estudantes interessados em aprender mais sobre tecnologia e inovação por meio de cursos e mentorias com especialistas. O intuito é oferecer uma capacitação em tecnologia para preparar novos talentos de forma gratuita e prática, conectando jovens desenvolvedores com grandes empresas de tecnologia do estado e do Brasil, preparando todos para o mercado de trabalho do futuro.

De acordo com o diretor de Gestão das Unidades Tecnológicas, Henrique Vieira, a parceria com a iniciativa privada tem auxiliado na ampliação de oportunidades de cursos úteis ao mercado de trabalho. São conteúdos atualizados que contribuem com o setor produtivo.

Como se inscrever

Os alunos poderão acessar os cursos por meio do site da Uaitec (uaitec.mg.gov.br), na guia "Cursos" ou “Trilhas”. Após realizar o cadastro na plataforma, selecionar o curso e realizar a inscrição. As aulas estarão disponíveis de imediato durante 30 dias.

Sugestão de cursos - Habilidades técnicas:

  1. Como estudar para uma carreira de desenvolvedor de software: https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/trilhas
  2. Lógica de programação essencial: https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3190/logica-de-programacao-essencial
  3. Primeiros passos para começar a programar: https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3191/primeiros-passos-para-comecar-a-programar
  4. Introdução ao Excel: https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3091/introducao-ao-excel-3-0
  5. Técnicas de vendas e excelência no atendimento: https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3103/tecnicas-de-vendas-e-excelencia-no-atendimento
  6. Como ter sucesso em um processo seletivo: https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3104/como-ter-sucesso-em-um-processo-seletivo
  7. Gestão financeira pessoal: https://www.uaitec.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/3097/gestao-financeira-pessoal

Fonte:

Deixe seu comentário