Portal da Cidade Nova Resende

EDITAL

Polícia Militar de MG anuncia concurso para soldados e oficiais com 1800 vagas

Para o curso de soldados, serão 900 vagas para o interior de Minas Gerais e outras 733 para Belo Horizonte

Publicado em 08/06/2021 às 05:30

(Foto: Arquivo/Portal da Cidade Nova Resende)

A Polícia Militar anunciou a abertura de 1.800 vagas para soldado e oficiais nessa segunda-feira (8), durante uma live em comemoração aos 246 anos da corporação. Para o Curso de Formação de Soldados, serão 733 vagas para a região metropolitana de Belo Horizonte e 920 para o interior de Minas.

O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, afirmou que com a migração da criminalidade para o interior é importante reforçar as guarnições nestas regiões. "Precisamos levar a paz e a tranquilidade também no interior. Temos que reduzir o medo do crime e aumentar a sensação de segurança e sem a presença do policial isso se torna muito díficil", reforçou.

Também foram anunciadas 120 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), 30 destas vagas serão para médicos de diversas especialidades. Outras 84 vagas serão preenchidas por especialistas das áreas de saúde, armeiros e outros cargos de formação técnica.

As informações sobre salários, locais das vagas no interior, data da prova serão divulgadas apenas após a publicação do edital, que ainda não tem data de publicação, mas de acordo com o Coronel Rodrigo Souza deve ocorrer nos próximos dias. Em 2019, ano do último concurso para a corporação, o salário pago para os aprovados para o Curso de Formação de Soldados foi de R$ 3.962,23. Já a remuneração básica inicial para o Cadete do primeiro ano da Formação de Oficiais foi de R$ 5.769,42.

Durante a divulgação do concurso, o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues informou que o edital terá um prazo curto e que será encerrado até o fim deste ano. "Faz parte de uma estratégia nossa e os próprios cursos vão ser enxugados naquilo que for possível, mas sem perder a qualidade, sem perder o preparo adequado para aqueles que vão prestar um serviço para a população", disse. Ainda de acordo com o coronel, a previsão é que os cursos sejam iniciados já no ano que vem.

Requisitos para prestar o concurso da PM

  • Ser brasileiro nato
  • Ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão no CFO
  • Possuir idoneidade moral
  • Altura mínima de 1,60m
  • Sanidade física e mental
  • Aprovação de aptidão física
  • Aprovação em avaliação psicológica

Formação exigida para oficiais e especialistas

  • Oficial: Bacharel em Direito
  • Médicos: Nível superior em área compatível com a função a ser exercida;
  • Especialistas: Nível médio/técnico conforme área específica

Fonte:

Deixe seu comentário