Portal da Cidade Nova Resende

MINAS GERAIS

Prefeitos fazem pedidos ao Secretário de Governo pela região

Preocupação com o turismo foi um dos temas destacados pelos gestores municipais.

Publicado em 20/07/2022 às 12:04
Atualizado em

Secretário Igor Eto afirmou que algumas demandas apresentadas já estão no cronograma de 2022 e frisou a importância do diálogo entre estado e município na busca de soluções que melhorem a vida dos mineiros. (Foto: Ascom/AMEG)

(Foto: Ascom/AMEG)

Prefeitos que integram a Microrregião do Médio Rio Grande, estiveram reunidos no final da tarde da última sexta-feira (15), no auditório da AMEG em Passos com o Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Igor Eto. O secretário cumpriu agenda no interior do Estado onde recebeu demandas dos gestores municipais e posicionou-os das ações que estão sendo tomadas pelo governo em prol do desenvolvimento regional.

Além do secretário, participaram do encontro o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Antônio Carlos Arantes e o Deputado Federal Emidinho Madeira. Ao todo, 14 prefeitos e dois vice-prefeitos participaram do encontro representando seus municípios além de vereadores e demais convidados.

Para o presidente da AMEG e prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, a visita do secretário “foi muito importante pois permitiu aos prefeitos de toda a região apresentar demandas antigas que ainda não foram atendidas pelo governo, como por exemplo a falta de médicos legistas para o PPI de Passos e ainda para demandas específicas da AMEG que são a aquisição de um britador móvel, uma usina de asfalto e recursos para continuidade de projetos importantes como o Castramóvel”, destacou Carielo.

Por sua vez, o Prefeito de São João Batista do Glória, Celso Henrique Ferreira (Celsinho), agradeceu o empenho do governo e foi surpreendido pelo deputado Emidinho Madeira que informou a todos que o projeto dos asfaltamento da BR-464 que liga os municípios de São João Batista do Glória à Delfinópolis foi concluído e que nos próximos dias será doado ao DNIT. “Esta estrada é um sonho antigo da nossa região e estamos dando mais um passo importante rumo a realização deste projeto que beneficiará não só os moradores das duas cidades mas também os turistas que vem passear na Serra da Canastra”, comemorou o prefeito.

Preocupação com o turismo também foi destacada pelo prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo, que lembrou ao secretário que “34 municípios do Sul de Minas são banhados pelo Lago de Furnas e que depois da pandemia e o acidente que aconteceu no início do ano, o movimento diminuiu mas com o lago cheio da forma que está o governo precisa incentivar o turismo na região e ainda lutar junto ao Governo Federal e a ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - pela manutenção da cota 762, índice mínimo para manutenção das atividades do lago que traz desenvolvimento econômico e social para toda região”, destacou.


Já o prefeito de Itaú de Minas, Norival Lima, solicitou ao Secretário que levasse ao governo a necessidade de melhorias na MG-344 que liga o município à divisa com o Estado de São Paulo passando pelos municípios de Pratápolis, Cássia e Capetinga. “Além de melhorar esta estrada, muito importante para nossa região, pedimos especificamente para Itaú de Minas o envio de um escrivão e um investigador de Polícia, já que a cidade não tem estes profissionais”, observou.

Representando prefeito de Passos, Diego Oliveira que passou por um procedimento cirúrgico, o vice-prefeito da cidade, Coronel Arlindo pediu ao Secretário “ampliação do número de militares para o 12° Batalhão bem como o envio urgente de médicos legistas para o PPI de Passos que é referência regional e devido a falta destes profissionais as famílias que necessitam de uma autópsia de um ente querido sofrem por horas até a realização deste trabalho que às vezes é feito em cidades distantes mais de 150 km daqui”, afirmou.

Já o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, solicitou melhorias na rodovia MG-446 que liga a cidade escoando boa parte da produção agrícola. “Nós não precisamos mais de operação tapa buracos, precisamos de um recapeamento completo desta rodovia tão importante não só para o escoamento da nossa produção como para todos os motoristas que ali trafegam”, concluiu.


Após ouvir a demanda de todos os prefeitos, o Secretário Igor Eto afirmou que algumas demandas apresentadas já estão no cronograma de 2022 e frisou a importância do diálogo entre estado e município na busca de soluções que melhorem a vida dos mineiros. “O que este governo buscou desde o primeiro dia de mandato foi aproximar o cidadão do poder público e ninguém melhor que os prefeitos para saber exatamente o que cada região precisa e tem como prioridade e é por isso que precisamos manter este canal de diálogo franco e aberto com vocês para que possamos entregar o melhor dentro das perspectivas de cada município”, destacou o secretário.

Estiveram representados no encontro os municípios de Carmo do Rio Claro, São José da Barra, São João Batista do Glória, São Tomás de Aquino, Passos, Capitólio, Capetinga, Alpinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Itaú de Minas, Pratápolis, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Pimenta e Ilicínea.

Fonte:

Deixe seu comentário