Portal da Cidade Nova Resende

19º ÓBITO

Após boatos Secretaria de Saúde confirma morte de criança de 8 anos por covid-19

Município totaliza 19 óbitos; informação foi divulgada no site e nas redes sociais da prefeitura nesta quarta-feira (02)

Postado em 02/06/2021 às 10:48 |

(Foto: Secretaria de Saúde de Nova Resende e SES-MG)

Nesta quarta-feira (02/06), a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Resende informou o falecimento de uma criança de 08 anos, a mesma estava internada na UTI da Santa Casa de Passos.

A administração municipal manifestou solidariedade aos familiares das vítimas, reforçou a importância do isolamento social e o uso de máscara.

AFINAL, VOCÊ SABE O QUE É CORONAVÍRUS?

Várias doenças que acometem as pessoas são causadas por seres microscópicos — são as chamadas infecções. Na maioria das vezes, nossas células de defesa destroem os microrganismos antes que eles causem dano ao organismo. Mas, às vezes, eles causam doenças mais graves. É o caso da infecção novo coronavírus.

Na grande maioria das vezes, as pessoas infectadas por ele não sentem nada ou apresentam sintomas semelhantes aos de um resfriado. Porém ele pode provocar a Síndrome Respiratória Aguda Grave — um quadro que pode ser fatal

O QUE SÃO OS CORONAVÍRUS?

Coronavírus, na verdade, é uma família de vírus. Há várias espécies, que causam doenças leves ou que já causaram outras epidemias preocupantes no passado! Falaremos disso adiante.

Eles recebem o nome “corona”, porque possuem partes em sua superfície externa que dão um visual parecido com uma coroa. Corona em latim significa coroa. Essa parte é chamada de “Spike Protein”, ou “Proteína Espeto”, é ela que o vírus usa para infectar nossas células. Veja uma foto, a seguir, tirada de um microscópio eletrônico:


Além do coronavírus da atual pandemia, tem outros tipos de coronavírus que causam doenças na gente e em outros animais:

• o HCoV-OC43 é um dos vírus que causa o resfriado comum, esse que quase todo mundo pega todo ano;

• um outro coronavírus, o baleia-beluga-coronavírus SW1, foi responsável pela morte de várias baleias. Curiosamente, ele não ataca o pulmão, mas o fígado.

COMO PREVENIR A COVID-19?

Enquanto algumas perguntas ainda estão sendo respondidas, devemos garantir que todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde sejam tomados:

• lave com frequência as mãos. Higienize até a altura dos punhos com água e sabão abundantes ou com álcool em gel 70%;

• ao tossir ou espirrar, cubra seu nariz e sua boca com lenço ou com o antebraço. Evite usar as mãos;

• evite tocar olhos, nariz e boca se suas mãos mãos não estiveram lavadas;

• mantenha uma distância de, no mínimo, 2 metros quando estiver fora de casa ou se alguém estiver com sintomas de gripe dentro da sua casa;

• evite o contato físico pessoa, como abraços, beijos e apertos de mãos;

• higienize com frequência aqueles objetos pessoais manuseados frequentemente por você ou crianças sob seu cuidado, como celulares e os brinquedos infantis;

• nunca compartilhe objetos e peças que podem entrar em contato com o rosto e as mãos, como talheres, toalhas, pratos e copos;

• quando doente, faça o isolamento doméstico, evitando o contato físico com outras pessoas dentro de casa, especialmente idosos e pessoas dos grupos de risco. Fique em casa até melhorar;

• faça o distanciamento social sempre que puder, reduzindo a circulação desnecessária em locais públicos fora das recomendações locais. Sempre que puder, fique em casa. Para isso, confira sempre as recomendações do seu município e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais;

• utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas com, no mínimo, uma dupla camada de tecido. Ela deve ficar bem ajustada ao rosto e devem ser usadas sempre que sair de sua casa.

Agora que você sabe o que é o coronavírus, não deixe de tomar essas medidas preventivas. Elas são essenciais para garantir que você e seus entes queridos evitem a doença! Desse modo, poderemos vencer o coronavírus e garantir o bem-estar de todo mundo.


Esse texto foi desenvolvido pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19 da Universidade Federal de Minas Gerais.

Autores: Marcela Tozzi, Ingrid Lourenço, Vitor Toledo, Mariana Alcantara Nascimento, João Rafael Assis Alderete, Ricardo Carvalho e Mateus Nardelli.

Supervisão técnica: Juliana Wilke Saliba, prestadora de serviços na SES-MG pela parceria com a OPAS.

Fonte:

Receba as notícias de Nova Resende no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">