Produtores de café
Parceria Cecafé-Emater segue gerando conhecimento no campo
Programa Construindo Solos Saudáveis dissemina práticas sustentáveis na cafeicultura mineira.
Publicado em
07/03/2026 às 12:23
Atualizado em
O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) seguem avançando nas atividades do programa “Construindo Solos Saudáveis”, iniciativa voltada a apoiar produtores de café na adoção de práticas regenerativas destinadas a melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Na quarta-feira, 4 de março, em parceria com a cooperativa Cooxupé, foi realizado o segundo Dia de Campo das ações conjuntas da safra 2025/26, no Sítio São Bento, localizado em Guaxupé (MG).
A iniciativa reuniu técnicos e famílias produtoras para apresentar os resultados obtidos na Unidade Demonstrativa (UD) implantada na propriedade, onde foram cultivadas diferentes espécies de plantas de cobertura recomendadas para o consórcio com o cafeeiro.
De acordo com Bianca Machado, analista de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS) do Cecafé, a parceria do segmento exportador com a Emater-MG contribui para ampliar a disseminação de práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva do café.
“As Unidades Demonstrativas ampliam o acesso dos produtores a estratégias sustentáveis que, além de fortalecerem a resiliência dos sistemas de produção, também contribuem para a manutenção e a diferenciação do café brasileiro nos mercados mais exigentes”, explica.
O Dia de Campo foi conduzido por Geraldo José Rodrigues, extensionista do Programa Certifica Minas Café, responsável pela Unidade Demonstrativa em Guaxupé.
Durante a atividade, foram apresentados os principais benefícios das plantas de cobertura para o sistema produtivo, incluindo a melhoria da estrutura e a descompactação do solo, a regulação térmica do ambiente radicular, a atração de insetos polinizadores e inimigos naturais, além do auxílio no controle de nematoides.
“Uma dinâmica realizada durante o evento demonstrou que as plantas de cobertura apresentam potencial de produção de 48 a 80 toneladas de matéria fresca por hectare. Esse elevado volume de biomassa evidencia a capacidade dessas espécies de gerar matéria seca e aumentar o aporte de carbono no solo, contribuindo para a construção de sistemas agrícolas mais resilientes”, revela Bianca.
Para o proprietário do Sítio São Bento, Pedro Teodoro Oliveira, a Unidade Demonstrativa se destacou dentro da propriedade ao apresentar menores custos operacionais em comparação com o manejo convencional.
“A presença de plantas de cobertura na entrelinha do cafeeiro reduziu a necessidade de frequentes entradas na lavoura para o controle de plantas invasoras. Enquanto a área convencional exigiu três roçadas neste ciclo, a Unidade Demonstrativa com as plantas de cobertura não apresentou essa necessidade”, comenta.
Larissa Oliveira, agricultora e filha de Pedro, também destacou os benefícios observados no manejo da lavoura. “As plantas de cobertura que atingem maior porte proporcionaram mais conforto térmico no momento de trabalhar na lavoura. Além disso, não observamos nenhum tipo de concorrência entre as plantas de cobertura e o cafeeiro”, conta.
O programa “Construindo Solos Saudáveis” da Emater-MG está alinhado à agenda de carbono do Cecafé e vem apresentando resultados relevantes na cafeicultura mineira ao divulgar, diretamente no campo, práticas de manejo que integram desempenho agronômico e sustentabilidade ambiental.
Além de contribuírem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, essas práticas também favorecem a redução de custos operacionais e fortalecem a rentabilidade e a competitividade da cafeicultura brasileira nos mercados internacionais.
Fonte: Cecafé/Emater-MG
Notícias relacionadas
Crédito rural viabiliza aquisição do primeiro trator para agricultor familiar
09/10/2026 às 05:51
Concurso destaca qualidade dos cafés produzidos no Sudoeste de Minas
07/10/2026 às 18:11
Agro em Ação reúne mais de 7 mil pessoas e leva debate do campo a seis regiões de Minas
06/10/2026 às 05:49
Poupança ajuda no planejamento financeiro e rende benefícios na ação Troca Premiada
24/09/2026 às 08:04
Guaranésia realiza 1º Encontro de Mulheres do Agro com foco no protagonismo feminino
22/09/2026 às 07:04
Sicredi promoveu encontros para debater desafios e oportunidades do agronegócio
08/09/2026 às 05:53