NOVA RESENDE
Educação em destaque: Escola Estadual Padre Luiz Moreno melhora resultado no Ideb
Indicador passou de 5,4 em 2023 para 6,0 em 2025, segundo dados apresentados pelo QEdu.
Publicado em
12/08/2026 às 19:28
Atualizado em
A educação pública de Nova Resende tem um resultado que chama a atenção nos indicadores educacionais. A Escola Estadual Padre Luiz Moreno apresentou evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), passando de 5,4 em 2023 para 6,0 em 2025, conforme dados consultados pela reportagem no QEdu.
O Ideb é um dos principais indicadores utilizados para acompanhar a qualidade da educação básica brasileira. O índice combina informações relacionadas ao desempenho dos estudantes em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática com dados do fluxo escolar, como aprovação. O indicador varia de zero a dez.
De 5,4 para 6,0
Na consulta referente aos anos finais do Ensino Fundamental, a Escola Estadual Padre Luiz Moreno aparece com Ideb 5,4 em 2023.
Já na edição de 2025, o indicador apresentado na consulta chega a 6,0.
Além da nota final, os dados mostram também os componentes utilizados no cálculo. Em 2023, o indicador de aprendizagem apresentado é 5,57, enquanto o fluxo escolar aparece em 0,97, resultando no Ideb de 5,4.
Em 2025, os números apresentados são 6,02 de aprendizagem e 0,99 de fluxo, resultando em Ideb 6,0.

A evolução representa um aumento de 0,6 ponto no indicador entre as duas edições consultadas.
Primeira participação no Ensino Médio já começa com 5,2
Outro dado chama a atenção no levantamento: 2025 foi o primeiro ano em que a Escola Estadual Padre Luiz Moreno participou do Ideb no Ensino Médio. E a estreia veio com nota 5,2.
O resultado coloca a escola acima do indicador estadual de Minas Gerais considerado na comparação realizada pela reportagem, marcando o início da trajetória da instituição no acompanhamento desse indicador para essa etapa de ensino.
Mais do que representar uma nota isolada, o resultado permite estabelecer uma primeira referência para acompanhar a evolução do Ensino Médio da escola nas próximas edições do Ideb.
Um retrato da educação em Nova Resende
Os resultados também despertam interesse porque Nova Resende conta com outras instituições da rede estadual, entre elas a Escola Estadual Professor Caio Albuquerque.
A reportagem também realizou uma busca pelos indicadores da escola no QEdu, porém não conseguiu visualizar, na consulta realizada, os resultados do Ideb disponíveis para comparação. Por isso, os dados da instituição não são apresentados como comparação nesta matéria.
A Escola Estadual Professor Caio Albuquerque também vem sendo destaque por iniciativas desenvolvidas por seus estudantes. Em 2026, por exemplo, um projeto da instituição foi selecionado para a FEBRACE, uma das principais feiras brasileiras de ciência e engenharia, com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Comunidade pode consultar os indicadores
Para ampliar o acesso às informações e permitir que pais, estudantes, profissionais da educação e demais moradores acompanhem os indicadores da escola, o QEdu disponibiliza uma página específica da Escola Estadual Padre Luiz Moreno.
*Consultar os dados da Escola Estadual Padre Luiz Moreno no QEdu*
A plataforma reúne diferentes informações educacionais e permite acompanhar indicadores da instituição.
Importante
Os números apresentados nesta reportagem correspondem aos dados visualizados na consulta realizada pela equipe de reportagem e têm caráter informativo. O Ideb é um indicador educacional produzido a partir de dados do fluxo escolar e do desempenho nas avaliações do Saeb, e os resultados oficiais podem ser consultados também nos canais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Durante o período eleitoral, a reportagem optou por não realizar entrevista com a direção ou representantes da escola, mantendo o conteúdo baseado exclusivamente em dados públicos e informações disponíveis nas plataformas de indicadores educacionais.
Fonte: Portal da Cidade Nova Resende
Notícias relacionadas
Seminário gratuito apresenta possibilidades do audiovisual na educação e na cultura
20/08/2026 às 05:19
Congresso da Amog reunirá 1,5 mil educadores de 17 municípios em Guaxupé
28/07/2026 às 05:15
Sicredi das Culturas RS/MG: Programa Escola de Negócios abre oportunidades para estudantes
18/06/2026 às 05:10
Empreendedoras mineiras já podem se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
14/06/2026 às 23:55
Cemig abre inscrições para mais uma etapa do Programa de Aprendizagem Industrial
01/06/2026 às 18:17
Escola Padre Luiz Moreno conquista pódio no JEMG após anos fora da competição
26/05/2026 às 04:42