O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Subsecretaria de Esportes, divulgou na última sexta-feira, 29 de novembro de 2024, o relatório final do ICMS Esportivo, com a pontuação definitiva dos municípios mineiros referente ao ano-base 2023.
Monte Belo-MG confirmou sua regularidade no programa, alcançando 878,5 pontos e assegurando a 4ª posição entre as cidades da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana). No ranking estadual, o município ocupa o 209º lugar entre os 580 participantes.
Minas Gerais registrou recorde de adesão ao ICMS Esportivo e a estimativa é que o programa distribuirá mais de R$ 70 milhões aos municípios participantes em 2025, conforme a pontuação obtida. Essa será a sétima vez consecutiva que Monte Belo será beneficiada, comprovando a eficiência da sua gestão esportiva.
Segundo o professor Fagner José Passos, gestor do ICMS Esportivo em Monte Belo, o resultado reflete a importância da organização e do trabalho conjunto no esporte municipal. “O ICMS Esportivo é um programa fundamental, pois garante que os impostos retornem em benefícios diretos para a população. A atividade do Conselho Municipal de Esportes tem sido essencial, pois colabora na estruturação dos projetos esportivos na cidade, garantindo a pontuação para o repasse dos recursos que serão aplicados na melhoria da área esportiva”, destacou.
Monte Belo entre os destaques da AMOG No ranking regional, Monte Belo manteve-se entre os melhores desempenhos. Muzambinho lidera a lista, com 4184 pontos, seguido por Monte Santo de Minas (2164 pontos) e Guaranésia (1068 pontos). Confira a classificação completa das cidades da AMOG:

O ICMS Esportivo é uma política pública prevista na Lei 18.030/2009, que busca fomentar o esporte nos municípios mineiros, organizando e fortalecendo os Conselhos Municipais de Esportes para garantir recursos destinados à área.