Portal da Cidade Nova Resende

100% gratuito

Edição histórica atrai quase 10 mil pessoas para as atrações do Festival de Teatro

Mais de 9,5 mil pessoas assistiram à programação que marcou a 10ª edição do evento, transformando as ruas de Passos em um polo de democratiza da arte.

Publicado em 28/07/2026 às 05:26

PALCO STAND-UP (Foto: Ascom)

PLATEIA NA ABERTURA DO EVENTO - PRAÇA DO ROSÁRIO - Apresentação de "A Farsa da Boa Morte" (Trupe Ventania) (Foto: Ascom)

O público lotou as praças e as apresentações no Teatro. Essa é a Praça Lúcio Bittencourt, no Bairro São Francisco (Foto: Ascom)

Graziele Garbuio, durante a peça "O desaparecimento de Luísa", que levou quatro prêmios, inclusive melhor espetáculo (Foto: Ascom)

O 10º Festival Nacional de Teatro de Passos e Região (FNTP) encerrou sua maratona de apresentações no último domingo, com um balanço histórico para o município. Durante nove dias, de 18 a 26 de julho, os palcos, praças e espaços públicos da cidade foram ocupados por um público estimado em cerca de 10 mil pessoas. O volume de espectadores consolida o evento, que acaba de celebrar sua primeira década de existência, como um dos mais expressivos mecanismos de democratização do acesso à cultura no interior do estado.

Com uma grade integralmente gratuita, o festival ofereceu à população a oportunidade de consumir espetáculos de alta qualidade técnica e de variados gêneros, desde o drama até a comédia popular. Ao todo, a edição contou com 19 apresentações de rua e oito espetáculos de palco, além de três sessões de stand-up comedy, sete ações formativas (oficinas e palestras) e 14 debates diretos entre os jurados, os artistas e a plateia.

Descentralizando o acesso à arte, o mapa do evento abrangeu 12 praças de Passos, estendendo-se ao Teatro Gustavo José Lemos e ao Recanto Ecológico Vale do Céu (Serra da Canastra, em Delfinópolis). Reforçando o caráter humano e inclusivo do festival, o roteiro contou com quatro apresentações de cunho social, contemplando o Lar São Vicente de Paulo, o Centro Socioeducativo e a APAC (regimes aberto e fechado). O evento é realizado pela Associação de Desenvolvimento Cultural (ADESC Regional), em parceria com a Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

Para o idealizador e coordenador do projeto, Maurílio Romão, a expansão do circuito para os bairros foi fundamental para o êxito desta edição. “Este ano, em especial, a gente levou uma programação para a praça mais variada, que foi muito além do palco tradicional”, afirmou. Segundo ele, a longevidade do projeto depende dessa capacidade de renovação. "A importância de todos os anos a gente se reinventar é imensa, assim como é necessário abrir esse leque de outras possibilidades e outras populações a serem visitadas."

Formação de plateia e impacto social

O caráter educativo das atividades e o fomento ao senso crítico justificam a relevância do festival para cidadãos que, historicamente, encontram barreiras econômicas para acessar o consumo de bens culturais. A professora Daniele Helena Bonfim, frequentadora assídua que fez questão de levar o filho para acompanhar a maratona teatral, sintetizou o impacto social do projeto na formação de novas gerações. "É uma expansão de cultura, de outros olhares. A criança sai questionando as coisas, enxergam o que muitas vezes nós adultos não percebemos. E, de certa forma, incentiva o contato com outras pessoas, com lugares diferentes", observou a educadora.

Esse retorno social foi publicamente reconhecido pela classe política durante a cerimônia de premiação, ocasião em que o poder público atestou o valor do evento como patrimônio local. O prefeito de Passos, Maurício Silva, garantiu a manutenção do apoio institucional. "Se quer saber se vale a pena ou não investir no Festival de Teatro, veja o brilho nos olhos de uma criança quando está assistindo. O festival se mantém, porque ele é do povo de Passos", declarou.

Na mesma linha, o presidente da Câmara Municipal, vereador Plínio Costa de Andrade, reforçou que o Legislativo e o Executivo atuam como facilitadores de um movimento que pertence à sociedade civil. "A nossa cidade foi transformada pela arte. Os grandes protagonistas são vocês, artistas, produtores, diretores e toda a equipe, nós somos apenas apoiadores desse grande espetáculo", ressaltou o parlamentar.

Excelência no palco e incentivo à arte

Se para o público o evento representa lazer e educação, para a classe artística o festival é um espaço vital de resistência e reconhecimento profissional. A consagração da excelência técnica desta décima edição foi protagonizada pela atriz Graziele Garbuio, grande vencedora da mostra competitiva. Com o solo “O Desaparecimento de Luísa”, ela arrebatou os prêmios de melhor espetáculo, melhor atriz, melhor figurino e melhor texto original (Gabriela Guinatti).

Comovida com a recepção do público mineiro, a artista destacou a seriedade do evento. "Um festival com uma curadoria tão impecável, faz a gente de fato acreditar. É uma profissão muito difícil, a gente às vezes vacila, duvida se faz sentido, mas Passos me fez lembrar de que vale a pena e vai ficar na minha memória para sempre", celebrou.

Ao fechar as cortinas de sua décima edição, o Festival Nacional de Teatro de Passos não apenas reporta recordes estatísticos, mas materializa o êxito de uma política cultural continuada. O sucesso logístico e de público deste ano planta alicerces sólidos para a próxima década, assegurando que o palco e a rua permaneçam como espaços definitivos de encontro e transformação para a população.

Fonte: Ascom (editado)

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp