Portal da Cidade Nova Resende

GASTRONOMIA

Últimos dias para participar do 3° Festival Sabores das Montanhas Cafeeiras

Promovido pelo Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras, festival reúne aproximadamente 130 estabelecimentos em 15 cidades e vai até o dia 10 de janeiro.

Publicado em 06/01/2023 às 18:32
Atualizado em

Fernando Arceburgo - joelho de porco ao molho e ruffles de Jiló (Foto: Divulgação)

Lokma é um dos pratos participantes do festival (Foto: Divulgação)

Moradores e turistas da região têm até o próximo dia 10 de janeiro para deliciar os pratos participantes do 3° Festival Sabores das Montanhas Cafeeiras. Além de degustar especialidades gastronômicas das 15 cidades da região, o público pode concorrer até R$ 3 mil em vale-Compras.

“Você que está de férias, visitando a família, venha descobrir e se encantar com as delícias da mineiridades das nossas 15 cidades participantes e concorra a prêmios vale compras no valor de até R$ 3 mil”, explicou a presidente do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras, Graciela Silva.

Pão de queijo com recheios especiais, biscoitos assados no forno à lenha e bebidas elaboradas são algumas das especialidades que agradam ao paladar, acompanhadas com café especial, que podem ser saboreadas durante o 3° Festival Sabores das Montanhas Cafeeiras promovido pelo Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras. O festival tem a participação de 130 estabelecimentos como restaurantes, bares, cafeterias, pizzarias e lanchonetes.

Esses estabelecimentos estão nas 15 cidades que fazer parte do Circuito: Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino.

Um desses estabelecimentos é o Kibe do Zebinho, em Guaxupé, que participa do festival com o Lokma - sanduíche feito no pão sírio e recheado com kibe, shanklish e outras especialidades árabes.

“É muito importante participar novamente do festival gastronômico uma vez que várias cidades entraram no projeto. O apoio dado pela Secretaria de Turismo é fundamental para os pequenos empresários”, ressaltou Euzébio Amaral, o Zebinho, criador do Lokma.

Nova Resende

De acordo com informações repassadas pela Prefeitura de Nova Resende através da Secretaria de Turismo, as empresas participantes são: Pamonharia Bão D+, Espaço Lobo Guará, Pesqueiro Recanto Caipira, Empório Sabores, Tom Bar e Restaurante, Pizza do Frango, Cantinho do Pastel, Burguer Pub e Nuuh Gastronomia.

Festival

O festival tem como público alvo turistas, moradores da região e os "filhos da terra", que moram em outros locais do Brasil, mas que ainda possuem estreita relação afetiva com a terra natal.

O Festival Cultural Gastronômico das Montanhas Cafeeiras tem o objetivo de divulgar o potencial turístico das cidades da região e preparar a população local para receber os turistas.

"Queremos levar informação de onde comer delícias gastronômicas mineiras aos cidadãos que receberão seus parentes e amigos nas férias e levar a informação aos turistas que virão para a região", ressaltou a gestora do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, Teresa Lemos.

Prêmios

Além de saborear pratos tradicionais, o público também pode concorrer a prêmios.

Para concorrer, os participantes devem postar uma foto no seu feed do prato, marcar o perfil do Circuito (@circuitomontanhascafeeiras) e a localização nas redes sociais. Quanto mais estabelecimentos visitados e marcações nas redes sociais, mais chances de ganhar.

Sobre o Circuito

O Circuito Turístico Montanha Cafeeiras de Minas tem 20 anos de existência e é uma associação, sem fins lucrativos, criada para desenvolver o turismo na região por força da lei federal 11.771 de 17/09/2008 que dispõe sobre a política nacional de turismo.

O Circuito possui 15 cidades associadas: Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

A base da economia dessas cidades é a cafeicultura, sendo responsável por 7% da produção de café nacionalmente. Mas além do café, cada cidade traz em seu DNA diferentes vocações, como a fabricação de lingeries em Juruaia e Nova Resende, a produção de cachaça em Bom Jesus da Penha, os biscoito caseiros e as atividades náuticas em Areado; o carnaval em Monte Santo de Minas e Muzambinho; os esportes radicais em Conceição da Aparecida e São Pedro da União; e o turismo religioso em São Sebastião do Paraíso e Guaxupé, que é sede de diocese onde está a Catedral (por muito tempo a terceira maior do Brasil), e a 2ª Igreja Católica Ortodoxa Antioquina.

Serviço

3° Festival Sabores das Montanhas Cafeeiras

Até 10/01/2023

Local: nos estabelecimentos participantes

Saiba mais em: www.montanhascafeeirasdeminas.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/circuitomontanhascafeeiras

Instagram: https://www.instagram.com/circuitomontanhascafeeiras/

Fonte:

Deixe seu comentário