Portal da Cidade Nova Resende

CULTURA & HISTÓRIA

IEPHA-MG reconhece a Feira de Lingerie de Juruaia como patrimônio cultural

Levantamento das informações para elaboração de um dossiê de 113 páginas levou um ano para ser produzido.

Publicado em 14/07/2022 às 16:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Após um ano de pesquisas e entrevistas para a produção de um dossiê de 113 páginas, a avaliação do IEPHA-MG – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, foi positiva ao registro da Felinju - Feira de Lingerie de Juruaia, como Patrimônio Cultural do nosso povo.

O trabalho técnico foi executado pela consultoria em patrimônio cultural Triângulo Multiprojetos, com apoio do Departamento de Cultura, que consultou empresários do ramo, costureiras e a ACIJU - Associação do Comércio e Indústria de Juruaia, após aprovação pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Juruaia. O decreto nº 1.471 de 25 de novembro de 2021, assinado pelo prefeito Celso Marques Júnior, registrou a Feira.

O registro da Felinju permitiu também aumento expressivo da pontuação ICMS Cultural, o que trará mais recursos financeiros transferidos pelo governo estadual aos municípios mineiros que promovem políticas de proteção e preservação. “Será possível, portanto, continuar a valorizar os aspectos históricos, culturais e turísticos”, relata Ozana de Oliveira, supervisora de Departamento de Cultura de Juruaia.

O dossiê, na integra, pode ser acessado neste link.

Fonte:

Deixe seu comentário