Portal da Cidade Nova Resende

Inovação

Seleção de startups: apresentação de propostas e desenvolvimento de soluções

Programa é o maior em inovação aberta do setor elétrico brasileiro.

Publicado em 13/03/2024 às 08:52

(Foto: Divulgação)

As inscrições no Inova Cemig.Lab, maior programa de inovação aberta do mercado elétrico nacional, estão abertas e seguem até o dia 28 de abril. Por meio da iniciativa, as empresas enquadradas como startups poderão submeter propostas de desenvolvimento e validação de soluções inovadoras aos desafios apresentados pela Cemig. As startups que forem selecionadas receberão apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para o desenvolvimento da solução.

O programa busca aproximar a Companhia das startups e do ecossistema empreendedor, para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro. No primeiro ciclo, a Cemig selecionou 14 desafios com temas estratégicos que vão desde a digitalização do setor elétrico até o uso de hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável. O objetivo é que, ao final da iniciativa, soluções aprovadas sejam comercializadas.

Para o diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese, o programa é uma grande oportunidade para as startups, que desejam estar à frente de desafios estratégicos do setor elétrico brasileiro, participem. “A Cemig quer apoiar startups no desenvolvimento de soluções inovadoras. Somos uma das maiores empresas integradas de energia do país e nossas operações são um excelente laboratório para desenvolver e testar novas ideias. O Inova Cemig.Lab é símbolo do nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e transição energética", ressaltou.

A mesma opinião é compartilhada pelo gerente de Inovação Aberta da Cemig, Guilherme Amaral. “Esta é, sem dúvida, uma oportunidade muito importante para todo o ecossistema empreendedor, não apenas de Minas, como também de todo o Brasil”, destacou.

Cronograma

O Inova Cemig.Lab está dividido em 5 etapas: Candidatura, Pitch Online, Bootcamp, Pilotos das startups selecionadas (POCs) e o Demoday. Essas 5 etapas serão distribuídas durante 18 meses, tempo de desenvolvimento do programa. As inscrições terminam em 28/04 e em 16/05 está previsto o encontro para a apresentação das soluções.

As propostas selecionadas avançam para a próxima fase. O Bootcamp será em 10/06 e contará com uma imersão de treinamentos dinâmicos e interações entre as startups e as equipes técnicas da Cemig. Já em 15/07, acontecem as demonstrações práticas em ambiente real de aplicação da solução. E, nos meses seguintes, com data a definir, acontecerá o encontro final do programa para que as startups que desenvolveram as Provas de Conceito (POCs) possam apresentar publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados.

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

O Inova Cemig.Lab integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cemig e o PDI Aneel com o código D0662. O programa é operado pela Beta-i Brasil, consultoria global de inovação colaborativa, e será estruturado em ciclos, regidos por editais que apresentarão os desafios em busca de soluções inovadoras de startups.

O edital completo da iniciativa e a ficha de cadastro, além de outras informações sobre o Inova Cemig.Lab podem ser encontrados no site: https://inova.cemig.com.br/lab/cemig-lab/

Fonte:

Deixe seu comentário