Portal da Cidade Nova Resende

DESENVOLVIMENTO

AMEG vai comprar GPS para Georreferenciamento dos municípios da região

Equipamento será adquirido com recursos próprios da associação.

Publicado em 24/11/2023 às 18:07

(Foto: Ascom/AMEG)

Representantes dos municípios que integram o Consórcio AMEG aprovaram nesta sexta-feira (24), durante a 192ª Assembleia Geral Ordinária do Consórcio, a aquisição de um GPS Geodésico para atendimento dos municípios através dos serviços do Setor de Engenharia.

Com o equipamento - que será adquirido com recursos próprios da associação - será possível realizar levantamentos topográficos para os municípios até três vezes mais rápido do que no modo convencional. O novo GPS conta com receptores modernos utilizando tecnologias como constelações de satélites expandidas como por exemplo GPS, Glonass, Galileo, entre outras.

Além de agilizar o serviço, com o novo equipamento a AMEG estará de acordo com as novas exigências normativas dos cartórios para realização de medições topográficas.

Durante a reunião, liderada pelo prefeito de Passos e presidente da AMEG, prefeito Diego Rodrigo de Oliveira, os demais prefeitos aprovaram diversas atas e propostas de resoluções e conheceram mais detalhes sobre o sistema eletrônico recém implantado pela AMEG que reduziu drasticamente a utilização de papel pela associação.

Outro assunto importante na pauta do dia foi a aprovação de três resoluções imprescindíveis para adequação da AMEG a aplicação da nova Lei de Licitações, nº 14.133/21 que deverá ser utilizada obrigatoriamente a partir de 29 de dezembro de 2023.

Em consonância com o objetivo da AMEG que é trabalhar pelo Desenvolvimento Regional, foi aprovado o apoio dos municípios que integram o consórcio para a implantação dos cursos presenciais de Arquitetura e Letras com habilitação em Inglês na Universidade do Estado de Minas Gerais - unidade de Passos.

A próxima Assembleia Geral da AMEG ficou marcada para o dia 8 de dezembro. Antes, no dia 30 de novembro, os prefeitos recebem no auditório da associação em Passos, visita do vice-presidente de Relações Institucionais do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Igor Eto.

Estiveram presentes na reunião desta sexta-feira representantes de 15 municípios que integram o consórcio: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Claraval, Córrego Fundo, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso.

Fonte:

Deixe seu comentário