Portal da Cidade Nova Resende

Espetáculo Teatral

GTO Monte das Oliveiras prepara encenação da Paixão de Cristo em Alpinópolis

Tradicional encenação celebra os 20 anos de existência do grupo de teatro.

Publicado em 15/03/2024 às 18:05
Atualizado em

Tributo a Paixão Mineira 06 Elenco COLOR_ GTO MONTE DAS OLIVEIRAS (Foto: Divulgação)

A peça teatral “O Caminhante e a Paixão” se baseia na ‘Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo’. É um texto mesclado entre a primeira peça teatral da Semana Santa apresentada no Monte das Oliveiras pelo Grupo de Teatro do Oprimido Monte das Oliveiras no ano de 2004 e a última peça teatral: “Crônicas da Paixão”, apresentada na Semana Santa no Monte das Oliveiras no ano de 2023.

Entre ambas as peças teatrais o enredo principal é a Paixão de Jesus Cristo e um Caminhante, personagem fictício, que inicia a sua caminhada no mesmo período em que Jesus realiza a sua vida pública, traçando um paralelo ao cotidiano dos dias de hoje, questionando os valores de personalidade, com rimas e incorporando à sua caminhada, os personagens da época.

“O Caminhante e a Paixão de Jesus Cristo”, em sua essência, apresenta as condições de uma pessoa em situação de rua e neste contexto as mais diversas questões como: Discriminação, violência moral, física e as mais variadas nuances e inclusive das técnicas teatrais, do Teatro Realista, o Teatro Popular e requintes do Teatro do Oprimido, dando uma nova visibilidade às Peças Teatrais apresentadas no Monte das Oliveiras.

Em outro texto, denominado de “Crônicas da Paixão”, apresentada no ano de 2023, o contexto perpassava pelas questões sociais, ancorada pelo apocalipse. O negacionismo e as mais diversas temáticas, desde a questão ambiental, como os valores humanísticos em nossa sociedade, traçando um paralelo aos acontecimentos sociais e políticos que prejudicam a maioria de nossa população.

Outro aspecto é a construção de figurinos, voltados tanto para o de época, como incorporando retoques e adereços “mambembe”, com os brilhos da Nobreza.

A Produção Musical teve a preocupação de mesclar: Trilhas dos filmes: “O Senhor dos Anéis” e “Lisbela e o Prisioneiro, filmes contemporâneos, além de músicas regionais atuais e diversas outras trilhas sonoras de jogos online e de cinema.

A peça teatral: “O CAMINHANTE E A PAIXÃO”, é uma reflexão sobre nós mesmos diante do exemplo deixado pelo salvador o filho de Deus e como seria a nossa reação diante dos acontecimentos da época. O Caminhante está em busca de algo que o próprio Jesus indicou, e que ele, o Caminhante, não sabe o que é, e passa o seu tempo caminhando em busca de algo que ele acredita ser importante para si.

A intersecção entre as duas peças é intencional, a fim de contar a história do Grupo de Teatro do Oprimido Monte das Oliveiras em seus 20 anos de existência, que além do espetáculo teatral, será produzido um mini documentário sobre o grupo teatral denominado “GTO Monte das Oliveiras: 20 anos de Paixão”, título do livro comemorativo de duas décadas de sua existência.

O Elenco é formado por cerca de 100 pessoas, sendo 25% de crianças, 25% de Adultos e 50% de Adolescentes. Todos são artistas amadores e residentes na cidade de Alpinópolis, em sua maioria estão em média cerca de 5 anos no grupo e por ele já passaram duas gerações das pessoas que iniciaram no grupo.

A peça teatral tem cerca de uma hora e cinqüenta minutos, são 9 cenas, que na quinta-feira e sexta-feira da Semana Santa inicia as 16 horas e encerra com o por do sol e um espetáculo natural de uma profunda beleza em meio a vegetação natural da mata do cerrado em um espaço de cerca de 91.000 metros quadrados.

A entrada gratuita, tanto para visitação do local, como também para assistir a peça teatral. Na cidade de Alpinópolis o Monte das Oliveiras fica na mesma posição geográfica da Terra Santa.

SERVIÇO

EVENTO: Espetáculo teatral: “O Caminhante e a Paixão”;

DATA: 28 e 29 de março de 2024 – Entrada gratuita;

LOCAL: Monte das Oliveiras - R. José Iglair Lopes, Alpinópolis - MG, 37940-000

HORÁRIO: visitação a partir das 8 horas até as 18 horas. Espetáculo teatral às 16 horas.


DESEJA DIVULGAR UM CURSO OU EVENTO?! Cadastre gratuitamente em nossa AGENDA DE EVENTOS.

Fonte:

Deixe seu comentário