Portal da Cidade Nova Resende

CAFEICULTURA

Consórcio Público ConCafé promove Assembleia Geral em Nova Resende

Em pauta, a inclusão dos municípios consorciados na rota do café.

Publicado em 13/04/2024 às 11:53
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (12), gestores dos municípios que integram o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas Gerais (ConCafé), reuniram-se em Nova Resende para Assembleia Geral.

O encontro aconteceu na residência do idealizador do projeto, o Deputado Federal Emidinho Madeira, e dentre as pautas discutidas, destacaram-se a prestação de contas e a inclusão dos municípios consorciados na rota do café.

"No nome do prefeito de Três Pontas e presidente do Concafé, Marcelo Chaves, agradeço todos os prefeitos, vice-prefeitos e autoridades presentes, demonstrando o compromisso regional com o fortalecimento e a expansão da nossa cultura cafeeira. A união e o engajamento de todos são essenciais para o sucesso desta iniciativa, que sem dúvida trará benefícios significativos para nossa região e para o setor cafeeiro como um todo", agradeceu Emidinho Madeira.

A próxima reunião acontecerá no dia 03 de junho, na cidade de Três Pontas, antecedendo a ExpoCafé que inicia no dia 04 e encerra em 06 de junho.

Sobre o ConCafé

No dia 30 de abril de 2015, o Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas Gerais, o ConCafé foi criado. O consórcio público é pessoa jurídica formada exclusivamente por entes da Federação para estabelecer relações de cooperação federativa, inclusive a realização de objetivos de interesse comum. Atualmente mais de 60 municípios da região já assinaram o protocolo de intenções e mais de 35 municípios já fazem parte integralmente do ConCafé.

A missão central do ConCafé é planejar, fomentar e implementar, de forma cooperada e coordenada, ações e políticas públicas para o desenvolvimento do café nas regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

Durante suas assembleias, o ConCafé definiu três eixos estratégicos fundamentais para sua atuação:

(1) o marketing dos cafés, das pessoas e da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais;

(2) a difusão de informações para promover o fluxo de dados de qualidade para os cafeicultores sobre o mercado nacional e internacional;

(3) promover a interlocução setorial para consolidar o desenvolvimento da região; e

(4) realizar a captação de recursos, estaduais, federais, de pesquisa e mesmo internacionais para alcançar seus objetivos.

No médio e longo prazo, o ConCafé pretende se tornar importante fonte de apoio aos cafeicultores e às diversas entidades e instituições do Sul e Sudoeste de Minas Gerais na promoção de nossos cafés e de nossas riquezas naturais e culturais.

Fonte:

Deixe seu comentário