Portal da Cidade Nova Resende

agricultura familiar

Emater Minas Gerais incentiva permanência de jovens no campo através de parceria

Acordo com escolas agrícolas visa reduzir o êxodo rural, dando melhores oportunidades.

Publicado em 05/04/2024 às 10:05

(Foto: Pexels)

(Foto: Emater-MG)

A Emater-MG e a Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (Amefa) estabeleceram na última quarta-feira (dia 4) um protocolo de intenções para cooperação técnico-científica entre as duas instituições. O acordo foi assinado na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, e também prevê o fortalecimento das parcerias entre as Escolas Família Agrícola (EFA) e a Emater-MG para estimular o envolvimento dos jovens nas atividades agropecuárias. As Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) apresentam uma proposta pedagógica alternativa para a educação profissional, levando qualificação aos jovens moradores da zona rural. Em Minas Gerais, as 22 Escolas Famílias Agrícolas atendem cerca de 2 mil alunos.

“Nós estamos com o campo envelhecido, conforme os dados do censo agropecuário, e precisamos incentivar os jovens a assumirem as propriedades e ver atratividade no trabalho rural. Então essa iniciativa é muito importante. As escolas famílias agrícolas trazem esse público para trabalharmos em conjunto com capacitação, oportunidade de projetos produtivos, entre outras ações. É a união de esforços para potencializar o alcance dos objetivos e superar os desafios que estão aí, como a sucessão no campo que a gente pretende atacar fortemente com essa parceria”, salienta o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

O secretário-executivo da Amefa, Idalino Firmino dos Santos, explica que o termo de cooperação objetiva colocar em prática ações convergentes, como a melhoria das atividades agropecuárias e oferecer estágios para os estudantes. “Vamos trabalhar não só a produção, mas também a agregação de valor dos produtos, cooperativismo e acesso à terra. Outro objetivo é estimular a organização dos agricultores envolvidos nas escolas, não só no sentido de produzir, mas também de gerar renda através das diversas formas de comércio, sobretudo o mercado institucional como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Tanto a Emater-MG como a Amefa enxergam que investir na juventude é uma forma de garantir a sucessão na agricultura familiar”, ressalta Idalino.

Metodologia diferenciada

Nas EFAS, os filhos de agricultores familiares têm a oportunidade de qualificação profissional gratuita para atuarem na propriedade de suas famílias, contribuindo com o processo de sucessão familiar e diminuição do êxodo rural. As escolas agrícolas utilizam a metodologia da pedagogia da alternância, processo em que o estudante vivencia, por períodos de 15 dias, um tempo na escola e outro em casa. Quando o aluno está integralmente no espaço escolar, há disciplinas tradicionais e aulas práticas que estão conectadas à realidade no campo. Na quinzena em que voltam para casa, os estudantes aplicam o conhecimento adquirido em sua comunidade rural.

O técnico agrícola Ricardo Ferreira Vital estudou na Escola Família Agrícola de Itaobim, de 2003 a 2005. “Assim como a minha história, eu acredito que é a história de vários jovens do Jequitinhonha. Eu não tinha perspectiva de fazer o ensino médio, pois morava numa comunidade muito distante no município de Monte Formoso. Meus pais não tinham condição de me levar para a cidade para cursar o ensino médio. Aí conheci a escola família agrícola de Itaobim que trabalha com a pedagogia da alternância. Essa pedagogia me deu condições de estudar. Permanecer no alojamento da escola me propiciou a condição para eu fazer o ensino médio profissional e me qualificar como técnico agropecuário”, recorda Ricardo.

A formação nas escolas agrícolas têm dado a oportunidade a muitos jovens de permanecerem no campo com mais qualidade de vida, a partir da geração de emprego e renda. O protocolo de intenções assinado entre a Emater-MG e a Amefa tem validade de 24 meses, podendo ser prorrogado e/ou modificado de comum acordo entre as partes.

Fonte:

Deixe seu comentário