Portal da Cidade Nova Resende

PROJETO

CNBB e IFSULDEMINAS assinam ''termo de adesão'' para capacitações

Documento prevê a capacitação de 19 mil pessoas em todo o país.

Publicado em 09/02/2024 às 09:06
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério a Educação, assinaram na tarde desta terça-feira, 6 de fevereiro, no contexto da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), um “Termo de Adesão” que prevê a capacitação de 19 mil pessoas em todo o país por meio do Projeto Capacita em Redes a ser expandido para os 19 regionais da Conferência.

O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, destacou a beleza do projeto que surgiu inicialmente a partir da Campanha da Fraternidade 2023, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas em parceria com as dioceses mineiras de Pouso Alegre, Guaxupé e Campanha. “O projeto tem origem na Campanha da Fraternidade, iniciativa muito cara à CNBB, que tem dado muitos frutos ao longo dos 60 anos”, disse.

Dom João Justino destacou ainda ser uma alegria muito grande assinar um termo de adesão às vésperas de lançar a Campanha da Fraternidade 2024 que vai abordar o tema da “Amizade Social”. “Viver a fraternidade também significa compartilhar esforços e inteligência, como neste projeto. O que é bom precisa ser conhecido, precisa crescer e precisa de nosso apoio”, disse.

O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Barbosa, no ato de assinatura do Termo de Adesão, ressaltou a importância da parceria entre os Institutos Federais (MEC) e a CNBB para ampliar a possibilidade de que pessoas tenham acesso à capacitação em cursos de pequena duração que podem mudar suas vidas e devolver-lhes a esperança. “É neste sentido que estamos aqui. Temos relatos de pessoas que estavam desiludidas e após esta oportunidade encontraram um novo sentido para suas vidas”, reforçou.

Participaram do ato de assinatura, a diretora de articulação e fortalecimento de Educação Profissional e Tecnológica (MEC/Setec), Carla Comerlato Jardim, o diretor de desenvolvimento da Rede (MEC/Setec), a diretora geral IFSULDEMINAS Campus Machado, Aline Manke e o deputado federal, Odair José da Cunha. O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, assinou o termo de adesão em nome da CNBB.

Gesto concreto da CF 2023

O Projeto Capacita em Rede surgiu a partir da experiência do Projeto “Capacita Sul de Minas”, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas desde 2021 e intensificado, em 2023, com a Campanha da Fraternidade, que aprofundou a temática da fome. O projeto contou com a parceria da Igrejas particulares em vista da capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

O professor Roberto Camilo do Instituto Federal aponta que o projeto Capacita Sul de Minas traduziu-se como uma forma de gerar trabalho e renda tendo em vista a superação da fome e as vulnerabilidades das populações mais pobres do Sul de Minas Gerais. “O projeto é um gesto concreto e também uma forma eficaz de realizar a Campanha da Fraternidade 2023”, disse na apresentação do projeto.

No projeto, o Instituto Federal entra com todo o conhecimento e capacidade técnica de seu quadro de pessoal para ofertar cursos de capacitação profissional de 30h tendo em vista as vocações e demandas de cada realidade e as paróquias entraram com a mobilização e oferta de espaços comunitários para as formações.

Mais informações sobre os cursos serão divulgadas posteriormente. 

Fonte:

Deixe seu comentário