Portal da Cidade Nova Resende

orientações

Com segurança: saiba como agir se encontrar serpentes em áreas habitadas

Veja as dicas do 2º Pelotão de Bombeiros Militar, que resgatou cobra caninana nesta quarta-feira (17).

Publicado em 17/01/2024 às 17:22
Atualizado em

(Foto: 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Guaxupé)

(Foto: 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Guaxupé)

(Foto: 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Guaxupé)

(Foto: 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Guaxupé)

Na manhã desta quarta-feira (17), a equipe de Salvamento Terrestre do 2º Pelotão de bombeiros em Guaxupé foi acionada para captura de uma cobra dentro do quintal de uma residência no bairro Vila Santa Bárbara, próximo a Cooxupé, na cidade de Guaxupé.

No local, os bombeiros retiraram uma Caninana de grande porte (aproximadamente 2m) que estava no canto do muro entre os vasos de plantas do quintal da residência.

Nessas situações, deve-se ligar para 193 e solicitar a presença do Corpo de Bombeiros Militar, que irão recolher o animal e devolvê-lo ao ambiente adequado, evitando possíveis acidentes.

Nas redes sociais oficiais do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Guaxupé, orientações de como agir em casos de avistamentos de serpentes em áreas habitadas, foram repassadas. 

  1. Não mate nem maltrate o animal;
  2. Não tente capturar a cobra;
  3. Trate todas como peçonhentas;
  4. Não se aproxime demais do réptil, ao contrário, mantenha-o sob vigilância de uma distância segura e acione o Corpo de Bombeiros através do tri dígito 193 para retirada segura e posterior soltura do animal em local apropriado.

Sobre a espécie

A caninana (Spilotes pullatus), é uma serpente preta e amarela e possui uma dentição áglifa, ou seja, não possui presas inoculadoras de veneno, o que faz dessa espécie não peçonhenta. Ela pode até morder ao se sentir ameaçada, mas não representa perigo para o homem. Apesar do tamanho da cobra capturada, essa serpente pode chegar a 3 metros de comprimento. A caninana gosta de viver em climas amenos e pode ser encontrada no Brasil em locais de Mata Atlântica, no litoral do Nordeste até o Amazonas. Também é natural encontrá-la em outros países da América do Sul, no México e em países da América Central, além de Trinidad e Tobago. Pode ser vista em florestas, topos de árvores, rios e lagos. Após a captura, a cobra foi solta pela equipe de bombeiros em mata nativa da região.

Fonte:

Deixe seu comentário