Portal da Cidade Nova Resende

CAMPUS MUZAMBINHO

IFSULDEMINAS promove debates sobre segurança no ambiente escolar

Possíveis ações e estratégias para viabilizar um ambiente mais tranquilo e monitorado pelas forças competentes foram abordadas.

Publicado em 13/04/2023 às 23:23
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

No dia 12 de abril, a Direção-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu autoridades da Polícia Civil e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

O principal foco de debate foi a questão da segurança no ambiente escolar, buscando-se abordar possíveis ações e estratégias para viabilizar um ambiente mais tranquilo e monitorado pelas forças competentes.

Para o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, é importante transmitir aos alunos e famílias a confiança de que a Campus Muzambinho desde sempre trabalhou no sentido de viabilizar um ambiente tão seguro quanto possível, onde a principal preocupação dos estudantes não poderia ser outra, se não a formação pessoal e profissional. Contar com este apoio irrestrito e integrado das Polícias Civil e Militar nos deixa ainda mais fortalecidos em prol de nossa missão institucional.

Para o Delegado da Polícia Civil, Dr. Adnan Grava, a visita à escola reforça o compromisso da Polícia Civil para com a segurança dos alunos, professores e funcionários, evidenciando nossa atenção para com o bem estar de todos, notadamente, num ambiente educacional, em que a preocupação deve ser exclusiva para a produção intelectual.

Já o Comandante da Polícia Militar de Muzambinho, Ten. Manoel, afirmou que a Polícia Militar está engajada e comprometida na potencialização do policiamento nas escolas. Ainda conforme o Comandante, na última segunda-feira foi deflagrada em todo o estado a operação "Segurança nas Escolas" justamente como forma de aumentar a sensação de segurança objetiva e prevenir delitos afetos à área escolar.

Também a Coordenadoria Geral de Ensino (CGE), em conjunto com a Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando (CGAE) promoveram uma reunião com a equipe que lida diretamente com os estudantes, como monitores de alunos, assistentes de alunos, supervisores esportivos e secretários de prédio. A reunião ocorreu no auditório do prédio H, em 13 de abril, e reuniu mais de duas dezenas de servidores e colaboradores.

De acordo com Clélia Mara Tardelli, coordenadora da CGAE, a reunião teve por objetivo orientar a equipe para o adequado atendimento e esclarecimento de dúvidas dos estudantes e familiares, bem como promover o debate de estratégias de segurança e monitoramento dentro do campus.

Também foram apresentados canais de denúncia ofertados pela instituição e também pelo próprio governo federal, e os presentes puderam compartilhar seus anseios e sugestões para aprimoramento da segurança institucional.

Clélia comentou ainda que a reunião foi bastante produtiva, pois as ideias debatidas nortearão as ações da Gestão para a promoção de um ambiente acolhedor, harmônico e saudável.

De acordo com informações da Direção-Geral, ainda estão previstas outras reuniões com as equipes para debater essas e outras questões de interesse da comunidade escolar.

Fonte:

Deixe seu comentário