Portal da Cidade Nova Resende

polícia e comunidade

Autoridades seguem apostos para garantir segurança dos estudantes nas escolas

Governo federal anunciou recursos para estados e municípios melhorarem a segurança nas escolas e mais especificamente no Estado de Minas Gerais.

Publicado em 11/04/2023 às 22:30
Atualizado em

Escola Estadual São José em Passos (Foto: Ascom/AMEG)

Escola Municipal Clotilde de Simone em São João Batista do Glória (Foto: Ascom/AMEG)

Escola Estadual Professora Julia Kubitschek em Passos (Foto: Ascom/AMEG)

Prefeitos dos 22 municípios que integram a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), estão em contato permanente com órgãos de segurança pública do Estado como Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público para garantir a segurança dos estudantes nas escolas públicas e privadas de toda a região.

Após o massacre registrado em uma creche no sul do país onde um assassino invadiu o local e matou crianças indefesas, estudantes, pais e professores de todo o Brasil estão assustados e com medo de permanecer no ambiente escolar.

"Sabemos que a comunidade em geral está assustada com o acontecido mas é isso que eles querem. Nos provocar medo, colocar a população em pânico e alterar nossa rotina. Não podemos deixar que isso aconteça. Nós, prefeitos de toda a região estamos em contato direto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, diretores de escolas entre outros atores envolvidos diretamente na questão escolar e não estamos medindo esforços para aumentar e ampliar a segurança das nossas crianças", afirmou o prefeito de Passos e presidente da AMEG, Diego Oliveira, que pediu as pessoas que não piorem a situação encaminhando mensagens descabidas sem antes confirmar a veracidade.

"A questão é simples, se todos nós ficarmos compartilhando fake news e entrando em pânico, estaremos fazendo exatamente o que eles querem. Compartilhar este tipo de coisa, mesmo que seja de boa intenção, perguntando para outras pessoas se sabem se isso ou aquilo é verdade ou não, é o combustível que as fake news precisam para se alastrar no meio da nossa sociedade", explicou o prefeito.

Não bastasse esse problema, a disseminação rápida de informações falsas na internet alertando para possíveis novos ataques em diversas cidades brasileiras tem levado pânico aos estudantes, professores e pais de alunos, que cobram das autoridades medidas de segurança para coibir este tipo de ação nas escolas.

Para enfrentar o problema, o governo federal anunciou recursos para estados e municípios melhorarem a segurança nas escolas e mais especificamente no Estado de Minas Gerais, o governo lançou nesta segunda-feira (10), a Operação de Proteção Escolar. A nova ação, de natureza preventiva, antecipa a articulação entre polícia e comunidade, e tem intenção de ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas nos 853 municípios mineiros.

A corporação detalhou, no anúncio feito na Academia da Polícia Militar de Minas Gerais, que a articulação envolverá programas de prevenção já desenvolvidos pela PMMG nas escolas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Programa de Educação Ambiental (Progea), que serão intensificados.

Sobre notícias que têm circulado nas redes sociais e causado insegurança entre a comunidade escolar de todo o estado, a PM informou que a inteligência da polícia não detectou anormalidades em Minas Gerais.

A Polícia Militar reforça que toda ameaça que chega à corporação é checada. Essa informação ou ameaça passa a ser considerada boato somente após a instituição concluir a verificação de procedência e conteúdo.

Para tranquilizar a comunidade regional, o comandante do 12° BPM, Tenente Coronel Leonardo Abdala Guimarães, informou as ações que estão sendo promovidas pela PM nos municípios da região e passou dicas aos pais e estudantes de como se prevenir ou perceber atitudes suspeitas e como proceder.

Nova Resende

Na manhã desta terça-feira (11), aconteceu na Sede da Prefeitura Municipal de Nova Resende uma importante reunião que contou com a participação das diretoras e supervisoras das escolas da rede municipal, estadual e pública de ensino. Estiveram presentes também o Prefeito Zé Roberto, o Delegado de Polícia Dr. Manoel, o Tenente Cunha da Polícia Militar, o Vereador Bruno Otílio, o Secretário de Educação, Guilherme Rafante, representantes do CRAS e Conselho Tutelar.

O objetivo principal do encontro foi discutir sobre a segurança nas escolas do município de Nova Resende. Ações conjuntas entre os órgãos públicos serão realizadas visando aprimorar a segurança dos alunos.

Atualmente, as escolas municipais já contam com câmeras de segurança e alarmes para garantir a proteção dos estudantes.

"Melhorar a segurança das nossas crianças e jovens é a prioridade da administração municipal, em parceria com a Câmara de Vereadores, a Polícia Civil, a Polícia Militar e toda a comunidade. Vamos continuar trabalhando para que os alunos possam estudar com segurança e os pais tenham tranquilidade enquanto seus filhos estão no ambiente escolar", afirmou o Prefeito Zé Roberto ao final da reunião. (Matéria em atualização)


Juruaia

O Prefeito de Juruaia, Celso Marques Junior também prestou solidariedade nas redes sociais e garantiu ações de segurança nas escolas do município. Veja no vídeo.


Fonte:

Deixe seu comentário