Portal da Cidade Nova Resende

Funcionário público

IFSULDEMINAS ofertará curso sobre nova Lei de Licitações para prefeituras

Para que todas as cidades do sul de Minas possam participar, serão disponibilizadas 6 vagas por município.

Publicado em 06/06/2023 às 07:21

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários da administração pública de 34 municípios do Sul de Minas estiveram reunidos nesta sexta-feira (2), na reitoria do Instituto Federal Sul de Minas em Pouso Alegre com o reitor da instituição, o professor Cleber Ávila Barbosa para o 3° Encontro com Prefeitos do IFSULDEMINAS.

O objetivo do encontro foi o fortalecimento de parcerias entre a instituição e os representantes dos municípios a fim de firmar parcerias para cursos de capacitação, criação de novos polos de Educação a Distância, atividades de extensão, pesquisa e ensino e ações de sustentabilidade.

Segundo o reitor, o encontro proporcionou aos presentes um ”ambiente promissor, ambiente de oportunidades, um ambiente sinérgico, onde temos certeza que o IFSULDEMINAS, esse grande instrumento social, estará mais uma vez à disposição dos senhores e das senhoras para que nós possamos dentro de todo portfólio que nós iremos apresentar nesta tarde, identificar parcerias, onde nós possamos avançar nas oportunidades aos nossos estudantes a nossa sociedade, um conjunto que nós juntamente com os senhores e as senhoras iremos viabilizar”, afirmou.

Os gestores foram informados pelo reitor que a rede IFSULDEMINAS dispõe em todos os campi da instituição, de 200 laboratórios que podem prestar serviços às prefeituras e a sociedade em atividades como análise da água, do solo, de folhas, sem contar com a possibilidade de consultoria feitas pelas 12 empresas juniores existentes na instituição que prestam serviços diversificados nas áreas agrícola, ambiental, alimentícia, administrativa, veterinária, entre outras.

Além disso, a rede oferece cerca de 20 cursos técnicos que podem ser disponibilizados pelo IFSULDEMINAS. Cursos como Administração, Informática, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, entre outros podem ser demandados pelas prefeituras e ofertados por meio da implementação de um polo EaD do Instituto na cidade requisitante. Além do ensino técnico, a instituição também pode ofertar pós-graduações, cursos de curta duração para servidores e para a sociedade em geral (por meio do Projeto Capacita Sul de Minas) e o programa voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dentre as propostas de parcerias apresentadas pelos municípios da região da AMEG ao IFSULDEMINAS, feitas pelo presidente Diego Oliveira no último encontro que teve com o reitor no dia 7 de fevereiro em Passos, está a implantação de um curso Tecnólogo em Gestão Pública, voltado para servidores da administração municipal. Na ocasião o reitor informou que o curso já existe mas que são necessários outros estudos para conferir sua viabilidade técnica.

Embora este anúncio não tenha ocorrido no encontro desta sexta-feira, outro comunicado não menos importante foi feito pelo reitor que informou aos presentes sobre a oferta de um curso com 80 horas de duração sobre a lei 14.133/21, conhecida como a nova Lei de Licitações. Este curso será exclusivo para servidores da administração municipal, e para que todos os municípios do sul de Minas possam participar, serão disponibilizadas 6 vagas por município.  

Segundo o reitor, outros cursos e convênios serão ofertados ao longo do ano como forma de oportunizar conhecimento e troca de experiências entre os estudantes da instituição e os órgãos da administração pública dos municípios.

O presidente da AMEG e prefeito de Passos, Diego Oliveira, por conflito de agenda não pôde comparecer ao encontro, mas foi representado pelo secretário municipal de administração, Duarte Antonio Comotti Carvalho e pelo secretário executivo da AMEG, Henrique Rodarte, além do prefeito de Ilicínea, Nirlei Cristiani.

Em suas palavras, o secretário de administração de Passos afirmou que “é sabido e notório que temos um desenvolvimento pujante no Sul de Minas, e neste sentido nós podemos contar com a capacitação, o preparo, o ensino de qualidade e excelência que por testemunha, como aluno, eu posso afirmar que o Instituto Federal pode e deve oferecer. Então todos nós devemos abraçar a instituição e nos permitir aprender com ela”, concluiu.

Fonte:

Deixe seu comentário